Terrolivo

A Terrolivo – Sociedade Agrícola, Lda, nasceu de um sonho antigo de Jeremias em ter o seu próprio investimento. Trabalhava já à 10 anos no sector da olivicultura, quando em 2015 decidiu finalmente avançar.

Depois de ainda em 2015 ter identificado e assegurado a propriedade com as caracteristicas ideiais e ainda feito todas as operações de preparação do terreno, em 2016 executou a plantação dos primeiros 83 hectares de olival em sebe, em que 60% são da variedade arbosana e os restantes 40% da variedade arbequina, na propriedade Montinho do Roxo, perto de Montes Velhos, concelho de Aljustrel.

O objectivo, por agora, é produzir azeite virgem extra de alta qualidade e para isso é fundamental garantir que a azeitona chega ao lagar em perfeito estado de sanidade e maturação. O embalamento e criação de marca é um próximo passo natural, mas que deve ser dado depois de ter um plano de negócios bem desenvolvido, em que se veja garantida a comercialização com valor acrescentado.

Entretanto, desde 2016, plantou mais 37 hectares de olival em sebe e 18 hectares de amendoal.

O investimento neste momento já vai em quase 3 M de €, pelo que foi fundamental a entrada de um acionista financeiro, financiamento bancário e ainda o apoio para jovens agricultores no ambito do PDR 2020.